A Ordem DeMolay


Visita Guiada a um Castelo Templário

deldebbio | 15 de dezembro de 2010
Recebi estes links de um grande amigo de Portugal. O prof. dr. Vitor Adrião, autor de diversos livros sobre Templários e História da Maçonaria em Portugal. Vale a pena separar uma hora para assistir aos vídeos com calma.
Como prometido a todos os irmãos e irmãs que acompanharam e tiveram a paciência de aguardar pela produção do video que construímos em viagem mitica pela fantástica cidade Templária de Tomar, deixo a todos eles o filme repartido em nove fases no sistema cibernaútico designado Youtube para que possam ver, admirar, estudar, reflectir e interiorizar o maravilhoso patrimonio cultural que o professor Vitor nos legou sem qualquer objectivo secundário…apenas o de divulgação e evolução da consciência que pensa e fala em português. A todos eles fica este registo, que não será o ultimo de certo, para a motivação e inspiração da vida de todos os que sentem o vibrar da cultura, tradição e espiritualidade dentro de si, em função do labor continuo e inexgotável da Obra do Divino na Face da Terra. Mais uma vez, agradeço profundamente ao professor Vitor Manuel Adrião pela disponibilidade, paciência, companheirismo e amizade que sempre dedica aos assuntos que tocam e interessam os irmãos e irmãs da C.T.P.. Obrigado!
AS MARAVILHAS DE TOMAR (links do youtube)
P.S.: pedimos desculpa por vezes o filme não ter as melhores condições visuais e sobretudo auditivas visto que as condições do local por vezes não terem ajudado a que a qualidade fosse a desejada. Para colmatar esse erro, algumas destas fases são complementadas com legendagem de forma a que seja perceptivel o todo do filme.



Jacques DeMolay

 
O homônimo da Ordem DeMolay nasceu em Vitrey, Departamento de Haute Saone, França no ano de 1244. Na idade de 21 anos, DeMolay entrou para a Ordem dos Cavaleiros Templários.
Os Cavaleiros Templários foram uma organização sancionada pela Igreja Católica Romana em 1128 para guardar as estradas entre Jerusalém e Acre, um importante porto da cidade no Mar Mediterrâneo. A Ordem dos Cavaleiros Templários participou das Cruzadas, e conquistou um nome de valor e heroísmo.
Com alguns nobres e príncipes enviando seus filhos para serem Cavaleiros Templários, a Ordem também veio a ser muito rica e popular em toda a Europa.
Em 1928, Jacques DeMolay foi nomeado Grande Mestre dos Cavaleiros, uma posição de poder e prestígio. Como Grande Mestre, como sempre, Jacques DeMolay também estava em uma difícil posição. As cruzadas não estavam atingindo seus objetivos. O anticristianismo Sarraceno derrotou as Cruzadas em batalhas e capturaram algumas cidades vitais e portos. Dos Cavaleiros Templários e os Hospitalários (outra ordem de cavalaria) restaram apenas um único grupo do confronto com os Sarracenos.
Os Cavaleiros Templários resolveram se reorganizar e readquirir sua força. Eles viajaram para a Ilha de Chipre, esperando pelo público geral para levantar-se em apoio a outra Cruzada.
Em vez de apoio público, como sempre, os Cavaleiros atraíram a atenção dos poderosos Lordes., que estavam interessados em obter suas riquezas e poder. Em 1305, Filipe o Belo, Rei da França, resolveu obter o controle dos Templários. (Ele tinha sido responsável apenas pela Igreja.) Para impedir uma ascensão no poder da Igreja - e para aumentar sua própria riqueza - ele começou uma perseguição aos Cavaleiros Templários.
O ano de 1307 viu o começo da perseguição dos Cavaleiros. Jacques DeMolay, adiante com centenas de outros, foram capturados e lançados nas masmorras. Por sete anos, DeMolay e os Cavaleiros sofreram torturas e viveram em condições inumanas.. Enquanto os Cavaleiros não se dobravam, Filipe gerenciava as forças do Papa Clement para condenar os Templários. Suas riquezas e propriedades foram confiscadas e dadas a proteção de Filipe.
Durante anos de tortura, Jacques DeMolay continuou a ser leal aos seus amigos e Cavaleiros. Ele se recusou a revelar o local das riquezas da Ordem, e recusou-se denunciar seus companheiros. Em 18 de Março de 1314, ele foi levado a uma Côrte Especial. Como evidências, a Côrte dependia de confissões forjadas, supostamente assinada por DeMolay.
Jacques DeMolay desmentiu as confissões forjadas. Sob as leis da época, as pena por desmentir uma confissão era a morte. Outro Cavaleiro, Guy D’Auvergne, igualmente desmentiu sua confissão e acompanhou DeMolay.
O Rei Filipe ordenou que ambos seriam queimados naquele dia, e deste modo a história de Jacques DeMolay se tornou um testemunho de lealdade e companheirismo.






Biografia de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Frank Shermann Land 
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . O Fundador da Ordem Demolay

Frank Shermann Land (1890-1959)

Frank Shermann Land, idealizador e fundador da Ordem DeMolay, sempre demonstrou uma vida reta e cheia de realizações, apoiada em grandiosos valores, que através da Ordem DeMolay são ensinados nos Capítulos até os dias de hoje. "Fascinante e inspiradora" são os dois melhores adjetivos que descrevem a vida e o trabalho de Frank S. Land.
Nasceu em 21 de junho de 1890, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América. Bem cedo já demonstrava seu espírito de liderança. Sempre possuiu uma vida religiosa muito ativa. Desde criança, na Igreja, e junto com os ensinamentos de sua mãe, Frank Land conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes.
A Escola Dominical da Igreja Congregacional de Fountain Park, em St. Louis, proporcionou a este jovem os meios para sua primeira inclinação a conquistas e distinções. Recebeu de presente uma Bíblia por ter dez anos de freqüência ininterrupta à Escola Dominical. Mais tarde, a Bíblia desempenhou um papel significativo na fundação do grande movimento internacional, pois os membros originais DeMolay fizeram seus votos sobre essa mesma Bíblia.
Em Kansas City, ele completou seus estudos e tomou parte ativa em atividades de Igreja e Cívicas. Quando atingiu 19 anos, havia-se tornado um dirigente de restaurante de sucesso e, como artista amador, ele era o espírito vivo na organização para embelezar a cidade.
Frank S. Land era muito ativo na Maçonaria e com 25 anos de idade foi nomeado Diretor do Bureau de Serviços Sociais do Rito Escocês. Foi Presidente do Conselho DeMolai dos Cavaleiros Kadosch e, presidiu, em 1931, o Templo Ararat da "Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine".
Em 1919, aos 29 anos, Frank Land organiza inicia a idealização da maior organização juvenil do mundo: a Ordem DeMolay. A organização cresce vertiginosamente. Em 1921, Frank Land passa a se dedicar em tempo integral ao seu projeto, tornando-se Secretário Geral da Ordem DeMolay, cargo que ocupou até o final de sua vida.
A Ordem cresceu tão fantasticamente, que a influência e prestigio de Frank assumia novas dimensões. No ano que surgiu a Ordem DeMolay, Land recebeu KCCH do Rito Escocês. Na idade quase sem precedentes de 35 anos, foi condecorado com o Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito). Serviu como poderoso do Templo de Ararat (1931) e como Poderoso Imperial do Templo da América do Norte (1954).
Recebeu, também, inúmeras comendas maçônicas, inclusive a 1ª Medalha Internacional de Ouro do Grande Capítulo Geral dos Reais Arquitetos Maçônicos (1951) e a Grande Cruz da Jurisdição Sul do Supremo Conselho do Grau 33 (1995).
Frank Land foi diretor, consignatário e membro de inúmeras diretorias e conselhos. Recebeu diversas honrarias, porém sempre dedicou-se à Ordem DeMolay. Foi designado Cidadão Extraordinário em uma mensagem Oficial pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, o General Dwight D. Eisenhower, em 1958.
Faleceu repentinamente em 08 de novembro de 1959, vítima de um edema pulmonar. Sua morte chocou o mundo inteiro.
Seus funerais foram acompanhados por mais de 1000 pessoas: homens, mulheres e principalmente jovens, que tiveram suas vidas dignificadas pelo honroso trabalho de Frank Shermann Land, nos excelsos princípios que aprenderam no Altar de seus Capítulos.







Bibliografia de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Frank Marshall 
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Frank Marshall (1865-1931)
O Escritor dos Rituais DeMolay, Frank A. Marshall, internacionalmente conhecido por este feito, nasceu em Leavenworth, Kansas, em 13 de Novembro de 1865, quando esta comunidade era um dos postos de fronteira do Oeste dos Estados Unidos, por onde passavam viajantes, soldados, índios, e todos aqueles que procuravam novas terras férteis entre aquele solo árido onde conviviam búfalos, Peles Vermelhas e viajantes. Saudável, jovem, amante das brincadeiras de sua época, Frank tinha um forte gosto pelos estudos. Todas as disciplinas lhe interessavam. Graduou-se na Escola Pública de Leavenworth, e freqüentou a Universidade de Kansas, em Laurenew. Durante o seu período na universidade, Marshall demonstrou sua capacidade de escrever e, depois de formado, foi trabalhar para o Leavenworth Times. Por mais de cinco anos trabalhou neste jornal como repórter. Redigiu um trabalho para o Kansas City Journal e, em 28 de setembro de 1891 começou a trabalhar no mesmo, onde permaneceu por um período de 37 anos.Frank Marshall era um exímio escritor: repórter, redator, dramaturgo, crítico de arte e música, editor municipal e, finalmente, por mais de 20 anos, editor chefe. Cedo na vida tornou-se Maçom, participando até a sua morte das atividades da Maçonaria. Foi iniciado em uma Loja Simbólica de Nova York, freqüentando o Rito Escocês e o Rito York. Participava ainda do Shiriners e da Organização para Senhoras chamada "Estrelas do Oriente". Frank Sherman Land e Frank Marshall eram grandes amigos.Conhecedor das virtudes e dedicação de Frank Marshall, Land pediu-lhe -lhe ajuda para preparar os Rituais da Ordem DeMolay. A contribuição de Frank Marshall ao escrever os Rituais da Ordem DeMolay foi inestimável, um grande fator nas vidas de milhares de jovens deste vasto exército que cresce e crescerá ainda mais. O Ritual DeMolay foi um ato de amor, e a juventude de todas as Terras que receberão o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, que forem investidos com a Legião de Honra e outras honrarias da Ordem, apreciarão sempre a inspiração e senso de Frank Marshall. O Ritual DeMolay é um monumento indestrutível para a humanidade. Quando o Grande Conselho DeMolay (embrião do Supremo Conselho Internacional que surgiria depois) foi organizado, em Março de 1921, Frank A. Marshall tornou-se seu membro Efetivo e continuou como tal até a sua morte. Quando ele saiu do Kansas City Journal, ingressou para a equipe de Frank Sherman Land, tornando-se Editor do "The Demolay News", continuando o seu trabalho em benefício da Ordem DeMolay. Mesmo doente e contrariando ordens médicas, Frank Marshall não aceitou a idéia de estar distante dos irmãos e das decisões do Grande Conselho no Encontro Anual , que seria realizado em Washington. Esteve doente durante todo o encontro, sendo internado no retorno para Kansas, falecendo em 24 de março de 1931 aos 65 anos de idade, 12 anos depois da fundação da Ordem Demolay. A Contribuição de Frank Marshall para a Ordem DeMolay, será por muito tempo lembrada, por todo o seu trabalho e dedicação, e o seu espírito permanecerá sempre vivo dentro da Ordem, através dos rituais repletos de amor e saberdoria que ele nos deixou.





Biografia de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Louis Gordon Lower 
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . O 1º DeMolay do Mundo

    Louis Gordon Lower nasceu dois de fevereiro de 1902. À idade de dezessete, Lower foi apresentado primeiro a Frank S. Land. Aquele momento, Louis estava olhando somente para um trabalho para ajudar com as finanças da família, mas o comportamento irritado dele, interessava a Land. Land logo sugestionado isso que Lower poderia lhe ajudar a compor uma organização de jovens homens para encorajar e dar direção aos jovens homens como Louis Lower. Louis Gordon Lower
    Dentro de algumas semanas, a primeira reunião não oficial da Ordem de DeMolay aconteceu ao Templo de Rito escocês em Cidade de Kansas. Lower era o primeiro DeMolay — a patente dele, emitida por Capítulo de Mãe da Cidade de Kansas, o Missouri é 5 de outubro de 1919 datado a assinatura de Frank S. Land. Louis também foi o primeiro sócio da Legião de Honra. 
    No ano de 1943, Louis, um funcionário de cidade bem considerado, era o Diretor do Auditório Municipal em Cidade de Kansas, Missouri. 18 de julho de 1943, Louis Lower foi assassinado fora de Estação de União em Cidade de Kansas, Missouri. Ele tinha parado para questionar um guarda de segurança bêbedo que estava dirigindo tráfico a uma interseção abarrotada na rua de cidade. Quando Lower fora inspecionar o distintivo do guarda, ele levou um tiro no tórax. Ele tinha 41 anos de idade. Ele foi socorrido pela esposa dele Sra. Dazie B. Lower, as filhas Fredonia Lower e J.E. Wasson, e o irmão Elmer W Lower. 
    Louis Lower era um homem de ideais. Ele os manteve para ele até a hora da realização chegar. Alguns eram os sonhos de juventude quando ele era um DeMolay ativo do qual ele nunca partiu. 
    A morte dele era uma perda profunda aos DeMolay, especialmente Frank S. Land que tinha o considerado como um filho. 
 "Ele era um símbolo a milhões de homens jovens dos ideais e ensinos de nossa Ordem. Ele usou o manto com dignidade e graça. Ele nunca esqueceu da responsabilidade que era dele. As éticas de liderança ensinadas em DeMolay floresceram em campos incontáveis de empenho. Ele era um homem de ideais... Ele amou Deus, a casa dele, e os país dele. Ele era um cavaleiro errante na vida diária dele embora ele nunca admitiria isto — 
mas que estava lá".